02 abril 2007

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

No dia 2 de Abril de 1805 nasceu na Dinamarca o grande escritor Hans Christian Andersen, por isso nesta data comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. São dele muitos contos que já conheces:
"O patinho feio"
"A pequena sereia"
"A princesa e a ervilha"
"O soldadinho de chumbo"
e muitos outros...
Todos os anos é divulgada uma mensagem dirigida às crianças de todo o mundo; este ano a mensagem é da escritora Margareth Mahy, da Nova Zelândia e começa assim:

"Nunca me hei-de esquecer de como aprendi a ler. Quando era menina, as palavras escapuliam-se diante dos meus olhos como pequenos escaravelhos negros cheios de pressa. Mas eu era mais inteligente do que elas. Aprendi a reconhecê-las apesar de tentarem escapar-me velozmente. Até que, por fim, consegui abrir os livros e entender o que lá estava escrito. Sozinha, tornei-me capaz de ler contos, histórias engraçadas e poemas.
No entanto tive surpresas. A leitura deu-me poder sobre os contos e de alguma forma também deu aos contos um certo poder sobre mim. Nunca lhes pude escapar. Isso faz parte do mistério da leitura..."

Nada melhor, para comemorar esta data, do que lermos um livro.
Boas leituras!

Sem comentários: