12 abril 2007

COELHO TIROLAS

Os alunos do 2º ano, da professora Inácia, estão a preparar a visita do coelhinho Tirolas à nossa escola... esta é a sua história:
Era uma vez um coelhinho que vivia com a mãe numa casa na quinta.
A mãe coelha todos os dias se preocupava em lhe fazer belos almoços e jantares com legumes da horta da quinta.
-Que belo almocinho eu preparei para o meu coelhinho!...
O coelhinho Tirolas todos os dias fazia uma birra à mesa dizendo que estava farto de comer aqueles legumes.
- Uhm!...legumes outra vez!... Não quero, não vou comer.
A mãe coelha já não sabia o que fazer pois era sempre a mesma coisa. Birras ao almoço, birras ao jantar.
- Tirolas, se queres ter força para correr e saltar pela quinta, tens de comer muitos legumes. Se não os comeres vais ficar doente e já não podes brincar.
- Já estou farto de legumes, quero outra coisa. Vou-me embora, não quero comer.
O coelhinho começou a chorar, levantou-se da mesa e resolveu ir até à floresta brincar. Encontrou um “amigo” que era nem mais nem menos, que o Lobo Lobão. Nem se apercebendo do perigo que corria, perguntou-lhe.
- Lobo, Lobão, queres ser meu amigão?
O lobo vendo que ele tinha olhos de quem esteve a chorar disse-lhe:
- Claro que quero. Mas estás tão triste? O que é que tens? Estiveste a chorar? Conta-me.
- Estou farto da comida que a minha mãe me faz. Sempre legumes. Legumes ao almoço, e mais legumes ao jantar.
- Ah! Ah! Ah! Isso não enche a barriga a ninguém. Faz mas é como eu que como carne, carne e mais carne, e vê lá se eu não sou bem forte.
O lobo começou logo a lamber-se pensando no belo petisco que ia ter…
- Anda comigo que te darei belas guloseimas para tu comeres. Passa mas é a pedir à tua mãe que te dê muita carne ao almoço e ao jantar.

O coelhinho nem sonhava que o que lobo queria era que ele ficasse gordinho para que o pudesse comer e ficar com a barriga bem cheia.
Brincou toda a tarde. Quando chegou a hora do jantar o coelhinho voltou a fazer birra:
- Que belas cenouras eu apanhei da minha horta para o coelhinho mais lindo do mundo!
- Não quero cenouras, só como se me deres carne.
- Mas onde é que já se viu um coelho comer carne? Mas se é carne que queres é carne que te vou dar.
-Hum! Hum! A partir de agora quero que me dês carne ao almoço e ao jantar.
A mãe coelha, como ele não fez birra, resolveu aceitar.
Todos os dias o coelhinho ia à floresta brincar com o lobo. Estava a ficar com a barriga gordinha de tal maneira que já nem conseguia brincar às escondidas. Sentava-se no tronco da árvore e era sentado que brincava. Nada de corridas, não andava de bicicleta e só saia de casa para brincar com o lobo, já nem sequer andava a pé pela quinta.
A mãe coelha começou a observar que o coelhinho em casa não brincava e só ficava sentado a ver televisão.

- Vai brincar Tirolas, não podes estar tanto tempo a ver televisão. Vai dar uma corrida pela quinta.
- Não me apetece, estou cansado!
Muito preocupada, a mãe resolveu levá-lo à Drª. Galinha Henriqueta para que o observasse.
- Hum! Mostra-me cá os teus dentes. Isto não são dentes de coelho que come legumes. Vamos ouvir o teu coração? Mas este coração está a bater demais!
Vem aqui para a balança. O ponteiro da balança já não está no sítio dos coelhos, está no sítio dos porquinhos. É urgente que tratemos de ti.
O que comes tu coelhinho?
- Só gosto de carne.
- Carne, desde quando é que um coelho come carne?
- Ah! Mas o meu amigo disse que para ficar forte tenho de comer carne.
- O coelhinho Tirolas fez birras, deixou de comer a comida dos coelhinhos (os legumes), e só quer comer carne. Deixou de brincar, passa o tempo sentado a ver televisão, e só sai um bocadinho com um amigo que eu não conheço.
- Quem é o teu amigo?
- É o lobo que vive na floresta e está à minha espera.
A Drª. Galinha Henriqueta ficou zangada e resolveu receitar ao coelhinho outros hábitos de vida.
- Vais começar a beber um xarope de legumes, só podes estar um bocadinho sentado a ver televisão e o resto do tempo tens de brincar na quinta. Não podes voltar a comer carne, porque isso não é comida de coelho.
A mãe e a doutora Galinha Henriqueta muito preocupadas, resolveram pregar um susto ao lobo que pensava ter chegado a horas de comer um belo coelhinho ao jantar, pois ele já estava bem gordinho.
Foram à floresta e esperaram o lobo no sítio que o coelhinho dissera (o tronco da árvore).
- Coelhinho Tirolas, já chegaste? Vamos brincar.
- Estamos aqui, amiguinho. Vem cá que te queremos ensinar como é feio enganar os mais pequenos.
Ao vê-las, o lobo apanhou um susto tão grande e fugiu a sete pés.
A partir de então, o coelhinho que já não se andava a sentir nada bem, resolveu voltar à vida de coelho e fazer aquilo que a mãe lhe dizia.
- Legumes ao almoço,
legumes ao jantar,
brincar muito na quinta,
correr e saltar.

Eu salto, eu salto, eu salto muito alto
Eu salto, eu salto, eu salto muito alto

Eu como cenourinhas
Sempre muito contente
P’ra não ficar doente
Eu faço exercício sempre

Eu faço, é fácil
Eu faço exercício sempre
Eu faço, é fácil
Eu faço exercício sempre

Assim passou a ser novamente um coelhinho alegre, saudável e muito, muito feliz.

Sem comentários: