21 janeiro 2007

CONTOS TRADICIONAIS

A turma do 4º ano do professor Rosado ouviu na biblioteca a narração do conto "O velho, o rapaz e o burro". Após a narrativa foi feito um debate para conhecer as opções dos alunos/as e as suas razões. A maior parte deles optou pela situação em que o rapaz vai em cima do burro e o avô vai a pé. Não houve, no entanto unanimidade...
Chegaram depois, à biblioteca trabalhos muito bons, realizados a partir da história. dos seguintes alunos/as:
Marisa e Andreia
João Daniel
Ana Margarida
João Pedro
Parabéns para eles!
Depois de lida a história também cantámos a canção do rapaz e a canção do velho. São assim:
A CANÇÃO DO RAPAZ
Passear com o meu avô
É o que eu pretendo fazer.
Conversamos todo o dia,
Nunca paro de aprender.
Falamos dos animais,
Esquilos, corujas, escaravelhos…
E quando eu lhe peço ajuda
Dá-me sempre bons conselhos.

REFRÃO
Eu sou um rapaz normal,
Gosto de ser como sou;
Tenho uma sorte na vida:
Cresci com o meu avô!
E aproveito para dizer
O que todos já sabemos:
É preciso aproveitar
As coisas boas que temos!

Falamos também dos homens,
Do que é ser justo e sincero,
De tudo o que é importante,
Do que fiz e do que espero.

É por causa das conversas
Que nós costumamos ter,
Que eu sei que o mundo é enorme
Para quem quiser crescer.

REFRÃO
Hoje vamos à aldeia
Mas estamos num dilema…
Sempre que vemos alguém,
Aparece um problema!
Uns querem que eu vá de burro,
Outros que seja o avô…
Já experimentamos ir juntos,
Mas nem isso resultou!

REFRÃO
Agora é a minha vez
De ajudar o meu avô.
Acho que há uma resposta
Em que ainda não pensou:
Porque não irmos os dois
Calmamente, a caminhar?
O burro vai descansado;
Ninguém mais vai criticar.

A CANÇÃO DO VELHO
Hoje é dia de ir à aldeia,
Sinto uma grande alegria.
Vou passear com o meu neto
Que é a melhor companhia!

O meu fiel ajudante
É um burro dedicado.
Tenho já muitos projectos
Para um dia bem passado.

REFRÃO
O mais velho aqui sou eu,
Já tenho uma bela idade…
E tenho boas ideias,
Essa é uma grande verdade!

Este caminho é comprido,
Mas já estou habituado.
Sentei o rapaz no burro
Para ele ir mais descansado.

Passaram depois uns homens
Que vinham a comentar,
E quando ouvi a conversa,
Comecei logo a pensar…

Pensei neste problema
E encontrei a solução:
Vou eu montado no burro
E vem o rapaz para o chão!

Acho que esta é uma ideia
Simplesmente genial!
Já não vão comentar mais, já não podem dizer mal!

Sem comentários: