Gostei muiiiiiiiiiiiiiito! Obrigada pelas vossas visitas! Estou já aqui ao lado... Um bom ano para todos (as)!
(Ilustrações: Paolo Domeniconi e Cris Eich.)
... da biblioteca da Escola nº3 do Barreiro, na Verderena.
Era uma vez uma menina chamada Matilde, que gostava muito de ouvir contar histórias. Um dia, um amigo dela levou para a escola um livro que
falava de uma bruxa má e a Matilde ficou com medo.
À noite, a Matilde sonhou com uma cobra mal educada, uma aranha muito chata e uma bruxa que andava de bicicleta. Ela ficou mesmo com muito medo e cobriu-se até ao pescoço. Depois, Matilde ganhou coragem, foi ter ao quarto dos pais e chamou pela mãe. A mãe pegou na Matilde e ela agarrou-se com toda a força ao pescoço da mãe. Foi para o quarto, a mãe deu-lhe o urso Barnabé e tiveram uma conversa sobre o medo. A mãe explicou-lhe que toda a gente tem um bocadinho de medo de algumas coisas. Para vencê-lo temos de ser corajosos porque assim o medo assusta-se e vai-se embora. Para mandar o medo embora é preciso sermos mais valentes.
Passado algum tempo, a Matilde ia-se deitar e viu uma sombra na parede do seu quarto que parecia um monstro. Ela ficou cheia de medo, mas depois lembrou-se da conversa que tinha tido com a mãe, ganhou coragem e acendeu a luz. A sombra na parede era apenas a sombra do urso Barnabé.